Repressão
- Camila Alkmim Bianco
- Aug 3, 2021
- 1 min read

Reprimir é basicamente a tentativa de se desfazer de sentimentos e emoções mais difíceis, jogando-as para o lado por não querer enfrentá-las porque são desconfortáveis e incomodam.
As emoções que se acumulam prejudicam-nos em silêncio, tornam-se fantasmas que danificam nosso corpo e nossa mente.
.
A mente e o corpo formam uma unidade, por isso emoções e sentimentos reprimidos ganham mais força e acabam por liderar os nossos comportamentos e pensamentos. Em último caso, podem acabar por se expressar através de problemas psicossomáticos.
.
Um estudo realizado na Universidade de Aalto revelou que emoções diferentes afetam nosso corpo e geram diferentes reações (veja a próxima foto). A raiva reprimida, por exemplo, tem sido associada com o dobro do risco de sofrer um ataque cardíaco.
.
Em geral, as pessoas com tendência a silenciar seus sentimentos têm maior risco de terem sintomas psicossomáticos, como tensões musculares, dores de cabeça, problemas gastrointestinais, doenças dermatológicas, entre outros. Quando a pessoa reprime as emoções tende a prejudicar a própria saúde.
.
O alívio emocional é essencial para o nosso bem-estar psicológico e físico. Falar sobre como nos sentimos ou como os outros nos fazem sentir nos permite desenvolver relacionamentos interpessoais mais maduros e autênticos, também auxiliando no estabelecimento de limites saudáveis.
Comments